A Região do Jalapão é consagrada por operadoras especializadas em ecoturismo e turismo de aventura como dentre as melhores opções do mercado para estes segmentos. Trata-se de uma região detentora de riquíssima beleza cênica com deslumbrante patrimônio natural, situada em ecossistema único e sensível, cujos principais atrativos concentram-se basicamente em quatro municípios: Ponte Alta do Tocantins (portal de entrada sul), Novo Acordo (portal de entrada norte), Mateiros e São Félix do Tocantins.

A Expedição Cicloturística do Jalapão se destaca por ser uma expedição única. As estradas da região compõem todo esse cenário ao serem percorridas de bicicleta, passando por matas de galeria que surgem próximas de rios, cachoeiras, lagoas, dunas com areia dourada, serras e chapadões de até 800 m de altura. São mais de 500 km (bike e veículos 4x4) de pura emoção off Road.


CURIOSIDADE


Jalapão: deserto com águas? O termo “deserto do Jalapão” está relacionado à baixa densidade humana observada na região e não como um deserto com poucas chuvas e rios. Na verdade, o Jalapão possui belos rios (como os rios Novo, Sono e Preto) e um grande número de nascentes e mananciais de grande importância para as principais bacias hidrográficas dos rios Tocantins, Parnaíba e São Francisco.

 

Início